Entrevista

“Creio em um Ano de Portas Abertas – Entrevista com Pr. Paulo Roberto

Foto

Entrevista realizada no início deste ano de 2021 com Pr. Paulo Roberto Pereira, 4 Vice presidente da CIEPADERGS e presidente da Assembleia de Deus em Gravatai/RS.

1) Como a Igreja de Gravatai tem atuado neste período de Pandemia?

Inicialmente, minha gratidão a Deus pela iniciativa do nosso Presidente, Pr. Geraldino Silva, que juntamente com a Mesa Diretora, desenvolvem com o Conselho de Comunicação da CIEPADERGS, este Site, com o objetivo de divulgar os inúmeros trabalhos desenvolvidos pelas AD no RS. O Reino de Deus toma com essa iniciativa proporções gigantescas pelo alcance que esta ferramenta tem, disponibilizada a todo o mundo.
Quando as Mídias de notícias começavam noticiar a epidemia com o nome COVID-19, e que vinha tomando as proporções de Pandemia, buscamos nos antecipar o mais breve possível, com ações que dessem suporte em duas direções: 1°, Apoio aos membros da Igreja e 2°, Apoio a sociedade da Cidade em geral, pois entendemos que as consequências desta pandemia seriam, espirituais, emocionais, econômicas, provocadas principalmente pelo distanciamento social afetando relações humanas, stress, negócios, etc.

– Começamos conclamando a liderança e todos os membros para um posicionamento em todas as Sextas para Sábado de Jejum e Oração. Foi um engajamento fantástico, pois ao mesmo tempo que se faz um sacrifício, ora, teu foco em direção ao que se está guerreando contra aumenta. Pois percebemos que não poderíamos subestimar este inimigo.

– Com o distanciamento social, provocado pelos Decretos Municipal, buscamos servir os membros e simpatizantes da igreja com as Transmissões On-line a partir da Matriz e vários Distritos. Fiquei impressionado com a dedicação e garra dos pastores e obreiros da AD Gravataí, que não mediram esforços, não obstante nossas limitações naturais e de equipamentos, mas não recuaram diante dos novos desafios.

– Conduzimos palestras on-line com os temas de Administração financeira, tanto pessoal como empresarial, pois percebíamos ser bem preocupante.

– EQUIPE DE PSICÓLOGOS de apoio para atender às demandas de distúrbios emocionais, em decorrência do distanciamento social.

– BANCO DE ALIMENTOS, com o objetivo específico de atender os domésticos na fé.

– FEIRA LIVRE, foi uma ação de grande impacto na igreja e na sociedade. Pois a igreja se uniu com um grupo expressivo de voluntários e desprendeu recursos financeiros para compor de 350 a 400 sacolas de gêneros do OrtiFruti mais Ovos, semanalmente, atendendo durante esse tempo cerca de 15.000 famílias e um valor de quase R$ 100.000,00 nestes 11 meses.

– A UNIÃO FEMININA DA AD GRAVATAÍ, com os Círculos de Orações, denominado MINISTÉRIO ELAS, tão logo foram também impedidas de se reunir por determinação de Decretos Municipal, se destacou na liderança da irmã Ceiça Pereira, uma estratégia para manter a unidade das mulheres da igreja e nutridas pela Palavra de Deus e a Oração, que foi usar a ferramenta WhatsApp, criando um grande grupo em torno do PROJETO FLORESCENDO NO DESERTO, com mensagens devocionais produzidas pelas líderes e irmãs em geral. Essa iniciativa criou um espírito de unidade em torno de propósitos em oração, e resultou em vários testemunhos de cura, libertação e provisão. Seguindo o propósito em meio a Pandemia, o Devocional continuou com a temática Frutificando no Deserto, pois após as flores vem os frutos. Foi extraordinário a participação de todas as mulheres da AD Gravataí culminando com a FESTA DA COLHEITA. Um evento inserido dentro do Congresso Unificado da AD Gravatai, onde as mulheres foram orientaras a trazerem produtos e gêneros produzidos durante a Pandemia nos Projetos Florescendo no Deserto e Frutificando no Deserto, e através desta Ação da Colheita, foram arrecadados valores para o Natal Missionário, o que foi enviado uma oferta substancial para as Missionárias mantidas pelo Ministério Elas, na Índia, duas na Guiana Francesa, no Rio Grande do Norte. Deus abençoou sobremaneira a mobilização feminina, mostrando o potencial da unidade!

2) Qual palavra Deus coloca em seu coração sobre o ano de 2021 que estão iniciando?

– Um outro grande desafio, que aparentemente pode não parecer tão trabalhoso, mas quando se pensa em uma igreja com muitos membros, exigiu uma estratégia para MINISTRAR A CEIA DO SENHOR a todos os membros. O que fazíamos com simplicidade em um culto, precisamos fazer ao longo de toda semana em diversos horários, atendendo exigências sanitárias e com a preocupação que ninguém ficasse sem a Comunhão!

Todos os anos busco em Deus uma palavra que direcione e motive toda a Igreja, com sua liderança e membros a nos mover de forma que nos inspire a um crescimento como discípulos de Jesus e como igreja. O Ano de 2020, nos movemos em cima do tema: MISSÕES AQUI, ALI E ALÉM MAR. Na verdade não imaginava o quanto nossa igreja estaria ampliando as frentes missionárias nessa abrangência do Tema.
Todavia, este ano, quando estávamos reunidos em um dos últimos devocionais no expediente diário em nossa Matriz, pois todos os dias as 9hs da manhã, interrompemos todas nossas atividade, para uma leitura bíblica, meditação na Palavra e Oração, subiu ao meu coração essa palavra, e senti um impulsionar do Senhor para caminharmos 2021 com esse tema, baseado em Apocalipse 3:8 “PORTAS ABERTAS”. Eu sempre entendi que igreja não anda sob a visão de um Pastor, pois a Igreja já tem uma Visão, de seu dono, que é Jesus. Igreja não precisa ser inventado, el a foi concebida na eternidade com Deus! O pastor, o líder pode desenvolver métodos, aproveitar ferramentas para ampliar o trabalho da igreja, mas VISÃO, a prerrogativa é do Senhor da Igreja, Jesus. E foi ele que declarou sobre a Sua igreja; “EIS QUE PONHO DIANTE DE TI UMA PORTA ABERTA”. Ao me dedicar em aprofundar esse tema, percebi que se tratava muito mais do que uma declaração, uma frase de efeito, uma palavra de confissão positiva. Essa Palavra de Jesus direcionada a igreja, tem a ver com RELACIONAMENTO, pois Jesus, nesse texto mencionado, se refere a duas grandes motivações  que na prática do relacionamento com Deus, abrirão portas, que são: 1) GUARDASTES MINHA PALAVRA, 2) NÃO NEGASTES O MEU NOME.
Guardar a Palavra significa viver, praticar e se submeter as orientações de Deus. Um relacionamento com Deus, só se justifica por uma postura e decisão de viver conforme agrada ele, exposto em Sua Palavra. E “não negar o nome do Senhor” tem a ver com fidelidade a Deus. Qualquer relacionamento se subsiste nas bases de ser fiel. Fora disso, traição, engano, e falta de posicionamento arruina uma aliança.
Por isso, minha palavra para todos que temem a Deus e andam com Ele, essa Palavra de Jesus vai sempre se cumprir em suas vidas.

3) Uma mensagem como
4 vice presidente da CIEPADERGS aos pastores do estado do Rio Grande do Sul?

Como 4° Vice Presidente, nunca imaginei servir nossa amada CIEPADERGS com uma qualificada Mesa Diretora, com valores espirituais, bíblicos e de experiência ministerial administrativo extraordinário como essa, que aprouve os colegas pastores nos eleger e o Senhor permitir chegarmos a esta oportunidade.
– Sentimos um clima de muita unidade e sensibilidades para buscarmos a vontade de Deus para nossa igreja no RS. A começar pelo nosso líder maior, Pr. Geraldino Silva, que tem buscado o diálogo e a reflexão para o melhor caminho das decisões, e ações que parte da Mesa Diretora. Nestes poucos meses, além dos grandes desafios que está Mesa precisou enfrentar na transição da liderança em vários campos, foi implementado com o apoio da UNEPADERGS, o Projeto Amor em Ação, que levou até os pastores com suas famílias, de igrejas em cidades pequenas de nosso Estado,um gesto de amor, com uma cesta de presentes, alimentos e uma oferta generosa. Foi uma experiência impactante, pois sabemos os desafios e limitações que vários pastores passam em suas igrejas em cidades pequenas.
Nosso Presidente da Convenção ainda tem outros projetos que seguirão dando apoio a igrejas com sérias dificuldades para desenvolverem seus projetos de ampliação dos trabalhos. Na verdade, não fazemos ideia do que somos capazes de realizar, ao nos unirmos.

Mais Lidas

Copyright © 2021, powered Boas Novas News