Estudos Bíblicos

Você Está Liderando ou Mordendo o Calcanhar das ovelhas? – Estudo Bíblico com Pr. Jair. Lima

Tempos atrás tive o privilégio de conhecer um amigo criador de ovelhas no interior. A Bíblia tem muito a dizer sobre ovelhas, e assim, visitar ele e aprender sobre o comportamento curioso que as ovelhas exibem foi tanto educativo quanto esclarecedor.

Existem dúzias de referências sobre ovelhas, pastores, cordeiros e rebanho nas Escrituras onde frequentemente as pessoas são comparadas a ovelhas. Mas, geralmente, essas comparações não são lisonjeiras. Por exemplo: ovelhas são animais que deixadas por conta própria se metem em diversos tipos de dificuldades. Assim, ovelhas precisam de um pastor, alguém que as vigie, cuide delas e vá em seu socorro na hora dos problemas.

Uma das características singulares das ovelhas é sua lealdade integral ao pastor. Meu amigo demonstrou isso quando visitei sua fazenda. As ovelhas estavam no cercado, pastando tranquilamente. Ele disse: “Chame as ovelhas.” Eu assim fiz, mas não obtive nenhuma resposta. “Grite com elas ou assobie”, ele sugeriu. Fiz isso também, mas não houve nenhuma reação. Será que todas elas tinham repentinamente ficado surdas? Então, Ele chamou por elas. Instantaneamente, cada membro do seu rebanho levantou a cabeça, atentas às instruções do seu pastor.

Lembrei-me dessa experiência recentemente depois de ouvir um palestrante descrever um border collie, uma raça de cães frequentemente usada no manejo de ovelhas. Esses cães não lideram, e sim direcionam as ovelhas latindo e mordiscando seus calcanhares. Isso é um contraste gritante com o pastor confiável que lidera o rebanho sem qualquer coerção. O cão pastoreia empurrando de um modo que incomoda e chega a afligir as ovelhas, enquanto que o pastor carinhosamente guia o rebanho.

Esses dois estilos contrastantes são semelhantes à maneira como muitos pastores abordam liderança. Alguns lideram mostrando o caminho e guiando aqueles que os seguem; outros mantêm seus seguidores ativos pelo equivalente a morder seus calcanhares. Ambas as abordagens podem trazer resultados, mas há uma maneira preferível para se administrar e liderar pessoas. Em uma de Suas mensagens mais conhecidas, Jesus Cristo usou a metáfora do pastor de ovelhas.

O verdadeiro líder é conhecido e confiável. Ensinando através da metáfora do pastor e seu rebanho, Jesus observou: “Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas…as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora…vai adiante delas, e estas o seguem porque conhecem a sua voz.” (João 10:2-4).

O que “morde o calcanhar” não inspira lealdade. Em contraste, aquele que lidera por meio da coerção ou medo não é considerado pelos membros da equipe como um “pastor”. Eles não o aceitam como alguém que deve ser seguido por causa da confiança; é por necessidade que seguem suas ordens, e não por que ele inspira lealdade. Eles não sentem que ele é um defensor dos seus interesses. “Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos…O que “morde o calcanhar” não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge…Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.” (João 10:5, 12-13).

O líder de verdade coloca os interesses dos outros em primeiro lugar. As pessoas geralmente irão “além do dever” – fazendo muito mais do que é esperado delas – porque confiam que seus líderes levam com consideração primeiramente os interesses delas, às vezes, colocando seus próprios interesses em segundo plano. É fácil seguir um líder que demonstra tal espírito de sacrifício. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas…conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem…e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10:11-15).

Pr. Jair Lima
AD Arroio do Sal

Baseado em texto de Robert J. Tamasy

Clique para comentar

Mais Lidas

Copyright © 2021, powered Boas Novas News