Estudos Bíblicos

IDE E FAZEI DISCÍPULOS – Estudo Bíblico com Pr. AMÓS ANGER

No texto de Mt 28.18-20, chamado a Grande Comissão, Jesus com toda autoridade, pois Deus já o havia ressuscitado, dá uma ordem imperativa: Fazei discípulos! Essa missão passa a ser a principal atividade da igreja inaugurada no primeiro dia de pentecostes após a ressureição de Jesus.
Durante seu ministério na terra, Jesus, usou principalmente dois métodos conhecidos na época. O conceito grego, que consistia em expor o tema a grandes grupos, através de palestras, tal como no Sermão da Montanha; e também uma prática hebreia, o discipulado, onde havia um relacionamento intenso e pessoal entre o discipulador e o discípulo
Naquela época, geralmente, o discípulo morava com seu mestre, e isto além de provocar uma intensidade na relação, mostrava também a realidade do mestre, isto é, se praticava o que ensinava.
O princípio de autoridade é “fazer o que prega”. Por esta razão que algumas vezes as Escrituras Neotestamentárias citam a admiração das pessoas que ouviam Jesus, “se maravilhavam com a autoridade que ensinava.”
Desde a tenra idade, os meninos hebreus, eram preparados para serem discípulos de um renomado rabino, aos seis anos eram enviados a “Casa do Livro” para que aprendessem a Torah e tivessem amplo conhecimento da mesma. Aos 10 anos os mais destacados eram enviados a “Casa de Aprender” onde a Lei e os Profetas eram estudados a exaustão. Logo após esta etapa quando tinham em torno de 14 anos eles mesmos procuravam um rabino que os aceitasse e passavam a segui-lo. Como a procura era grande logo a maioria se frustrava e os rabinos não os aceitavam e então voltavam aos afazeres dos pais ou outras profissões.
Ser discípulo significa estar aos pés de alguém idôneo, aprendendo com devoção tudo o que o mestre lhe ensinava. Havia um ditado na época de Jesus – “o bom discípulo cobre-se com a poeira das sandálias do rabino” – isto é, não se perde os passos do mestre por nada. Ex. Eliseu quando Elias estava para ser arrebatado. É interessante que Jesus ao exercer de toda Sua autoridade ao nos dar um mandamento imperativo, escolhe o método discipular para que expandamos o seu reino na terra. Ele nos manda ser “Rabinos!” Fazedores de discípulos assim como Ele foi. Não escolhendo os mais promissores e nem mesmo os mais entendidos, pois Ele mesmo disse aos seus discípulos conforme Jo 15.16 – Eu escolhi vocês!
Imagine um Pedro frustrado que teve o seu tempo na “Casa do Livro”, na “Casa de Aprender” e mesmo assim ouviu de algum rabino famoso da época: Pedro você será um bom pescador como teu pai, porém não tem condições de seguir-me. Porém um dia, aparece um Rabino, que Sua fama corria por toda Judeia, aproxima-se do barco onde Pedro pescava e profere as palavras que todo o menino da época gostaria de ouvir de um rabino – Vem e segue-me! Ele se desprende de redes e barcos e corre até Jesus, pois recebeu naquele momento o chamado para ser pescador de homens.
Quando Jesus na Grande Comissão nos dá a ordem não podemos esquecer que Ele também dá o método.
O apostolo Paulo entendeu bem isso e ele diz em alto e bom som, “sede meus imitadores, assim como sou de Cristo Jesus.” Fazer discípulos, e discípulos nossos, é tarefa principal da igreja. Muitos tentam se esquivar do compromisso tentando terceirizar alegando que estão aplicando recursos na obra, outros declinam do compromisso dizendo que as pessoas precisam seguir a Jesus e não o discipulador que pode ser falho, mas me parece bem claro que o discípulo deve seguir também seu discipulador, pois temos o Espirito Santo em nós, o agente da santificação.
Penso ser necessário uma urgente chamada aos líderes das igrejas para que desçamos um pouco do púlpito e partamos para próximo das pessoas, a fim de ensinar com autoridade este princípio do discipulado.
Pregadores, obreiros, músicos, administradores não são menos importantes que discipuladores, mas a questão é: Estamos formando discipuladores? Os membros de nossas igrejas estão conscientes do compromisso pessoal de cada um fazer discípulos? Estamos trazendo aos nossos liderados ferramentas e ensinos práticos de como fazer discípulos?
Não esqueçamos. Jesus na Grande Comissão nos ordenou fazer discípulos!

Pr. Amós Anger.

Pastor Presidente da AD Jari
Bel. em Teologia, Psicopedagogo Institucional, Clínico e Hospitalar.

Clique para comentar

Mais Lidas

Copyright © 2021, powered Boas Novas News